Fique Ligado

Orientações para Provas e Simulados

As provas devem ser feitas no dia e hora marcados, para não haver quebra de sigilo.
As provas do Anglo têm 3 fases: antes, durante e depois.
1) Antes de uma prova,
O aluno deve se preparar, revendo alguns pontos e tirando as suas dúvidas (as dúvidas só aparecem para quem
estuda). Deve saber distribuir o seu tempo entre aulas, estudo em casa e lazer. Se ele não souber estudar ou administrar seu tempo de estudo, deverá ser orientado para isso. Se necessário, a escola deverá convocar os pais ou responsáveis e estabelecer uma parceria com eles.
2) Durante a prova
O aluno deve, acima de tudo, ser honesto consigo mesmo. Ele não deve colar ou perturbar seus vizinhos. Uma prova honesta apontará, através do boletim, os pontos fracos nas várias disciplinas e lhe dará oportunidade de revisá‐los.
COMO ABORDAR UMA PROVA DE TESTE?
• Em primeiro lugar, o aluno deve ler as instruções. É importante saber como será a prova, qual o tempo de duração.
Cuidado: no total de horas está incluso o tempo necessário para passar os resultados na folha de respostas;
• Um bom começo:
Dividir os minutos pelo número de questões e ver qual o tempo médio por questão;
• Numa primeira leitura, o aluno deve resolver os testes mais fáceis e assinalar aqueles de dificuldade média. Se, no início, ele desperdiçar muito tempo em algum teste, se cansará e o restante da prova estará prejudicado (“pega‐vareta”);
• Numa segunda leitura, ele deve resolver os testes de dificuldade média, deixando para o fim aqueles mais difíceis (“pega‐vareta”);
• Não se deve deixar teste sem resposta. Se não souber resolvê‐lo, a saída é “chutar” com critério, ou seja, ler rapidamente as alternativas e ver se uma ou mais podem ser eliminadas. Dessa forma, a possibilidade de acerto aumenta.
Princípio do PEGA‐VARETAS:
Toda prova que envolve questões de mais de uma matéria, exige um procedimento especial para a sua resolução. É um erro pensar que se deva começar pela matéria da preferência do aluno.
Para se ter a máxima eficiência nesse tipo de prova deve‐se aplicar o princípio do PEGA‐VARETAS:
1º) Pegar as varetas soltas.
2º) Pegar as varetas apoiadas.
3º) Pegar as varetas presas no fundo.
A prova deve, portanto, ser resolvida em três leituras.
1ª Leitura
O aluno deverá ler o enunciado da 1ª questão com toda a concentração;
Não deve se preocupar com as demais questões. Esse tipo de preocupação só gera confusão mental.
Se a 1ª questão for do tipo vareta solta, deve resolvê‐la e passar à 2ª questão;
Se a 1ª questão for do tipo vareta apoiada, marque‐a com um x e passe para a 2ª questão;
Se a 1ª questão for do tipo vareta presa no fundo passe para a 2ª.
O mesmo princípio deve ser aplicado até a última questão.
2ª Leitura
Resolver as questões marcadas com um x.
3ª Leitura
Cercar a alternativa correta, “chutando” de modo inteligente.
Em qualquer matéria, há questão dos três tipos. Se o aluno “enroscar” numa questão tipo vareta apoiada ou presa no fundo, ao começar por matéria de sua preferência, deixará de apanhar varetas soltas de outras matérias.
Resumindo:
O aluno deve resolver a prova por completo, usando todo o tempo disponível para isso. Não deve esquecer de reservar alguns minutos para a passagem das respostas para o cartão de respostas, com a máxima atenção e cuidado
3) Depois de realizada a prova
Cada professor deverá comentar os testes referentes ao seu setor. Isso é fundamental para que o aluno tire conclusões: onde e por que errou, o que ele sabe e o que deve estudar mais.
E o tempo?
Foi adequadamente distribuído?
É fundamental que o professor prepare adequadamente seus alunos, de modo que eles saibam como agir antes, durante e depois da prova.

Nesta fase, o estudante está internalizando seus hábitos de estudo e
aprendendo a enfrentar novas situações de aval

Professores

Selecione abaixo o professor ou clique aqui para ver todos