Fique Ligado

OBRAS LITERÁRIAS - INDICADAS PARA OS VESTIBULARES

Til (1872) – José de Alencar (*1829 – + 1877)
Características da Obra
* Trata-se de um romance Regionalista do Romantismo. Seu autor, José de Alencar, busca mostrar a vida do Caipira do interior de São Paulo do século XIX, vocabulário e costumes da região, as diferenças sociais da época (escravos, capangas, pobres e ricos donos de terras).
* O Romance é ambientado no interior de SP, onde há o contraste entre aspectos sociais, marginalização que sofrem personagens pobres como Miguel (que, para casar-se com Linda teve de ir estudar na capital). Mostra-se também um pouco do namoro da época e festas como a de São João.
* Mostra-se o ambiente dos escravos a senzala e seus conflitos como a rivalidade entre duas negras, além da marginalização consciente dos escravos como Faustino e Monjolo, os quais conspiram para a morte de Galvão.
* O Romance segue o clima do Folhetim, em que os capítulos são curtos e terminam num momento de clímax. Além disso, a temática do suspense e do soturno são marcas registrados da obra, que é repleta de aventuras, momentos de tensão, como quando Berta corre perigo fugindo de Porcos selvagens furiosos.
* No Livro, Berta é sempre comparada a uma flor, no capitulo inicial surge uma imagem de flor bela, mas imatura; já no fim do livro (no poente do sol) a imagem da flor se repete, mostrando a “Flor Interior” cheia de caridade e abnegação. O autor cria assim uma ideia nítida de desabrochar, pelos trechos:
[ Manhã: "Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e mocidade" e no Poente: "Era a flor da caridade, alma soror" ]
* Berta sacrifica-se para que todos vivam em paz e felizes. Faz com que Miguel e Linda fiquem juntos e se resigna a cuidar dos que mais sofrem como Zana, Brás, Jão Fera (a quem ela reconhece como o seu verdadeiro Pai), a galinha sem pernas, etc, e continua morando com nhá Tudinha.
Professor: Waldemar Rodrigues Pereira Filho

Professores

Selecione abaixo o professor ou clique aqui para ver todos